Título

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL

SUSTAINABILITY AND BUSINESS SOCIAL RESPONSIBILITY PROGRAM

DOI

10.5151/5463-5463-0005

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Resumo

O Programa “Compartilhamento de Práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial na Cadeia de Negócios Belgo”, o SRE, começou a ser desenvolvido pela Belgo–Arcelor Brasil em 2003, com o apoio da Fundação Belgo. Seu objetivo é compartilhar práticas socialmente responsáveis com sua cadeia de clientes e fornecedores, corporativos e regionais, que são convidados a abraçar a idéia. Para participar do SRE, a empresa que adere ao Programa primeiro faz sua auto- avaliação. Para isso, utiliza um questionário que aborda sete grandes temas: valores e transparência, público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes, comunidade e governo e sociedade. O instrumento de avaliação foi elaborado com base nos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, nos Indicadores Ethos-Sebrae e seguindo as diretrizes da Norma SA 8000. Na seqüência, em função dos resultados obtidos na auto-avaliação, as empresas definem onde devem e podem agir para melhorar seu desempenho em assuntos específicos. Hoje, mais de 200 empresas participam do Programa e já têm mais de 400 ações desenvolvidas ou em desenvolvimento, que vão desde a elaboração e adoção de código de ética, passando por melhorias no ambiente de trabalho, até a inclusão de cláusulas contratuais que proíbem o trabalho infantil. No caminho, passam pela elaboração de projetos de coleta seletiva de lixo e programas de incentivo ao voluntariado e educação e mesmo erradicação do analfabetismo nos quadros das empresas, dentre outros. A maior parte das ações implementadas tem humanizado o relacionamento com clientes internos e externos – empregados, familiares, comunidade, clientes e fornecedores.

 

The "Sharing of Sustainability and Business Social Responsibility Practices in the Belgo Business Chain" Program, SRE, has been developed by Belgo-Arcelor Brazil since 2003, with the Belgo Foundation support. Its purpose is to provide socially responsible practices to be shared with its chain of customers and suppliers, corporate and regional, who are invited to embrace the idea. To participate in the SRE, the first task of a company who joins the Program is to make its self-evaluation. For this, it uses a questionnaire which deals with seven great subjects: values and transparency, internal customers, environment, suppliers, consumers and clients, government and community, and society. The evaluation instrument was elaborated based on the Ethos Business Social Responsibility Indexes, on the Ethos-Sebrae Indexes and following the rules of SA8000. After that, using the results of the self- evaluation, the companies define where they must and may act to improve their performance in specific content areas. Nowadays 222 are taking part in the Program and they have already over 400 concluded or under development projects, such as the elaboration and the adoption of an ethics code, improvements in work environment, and inclusion of contractual clauses that forbid infantile work. Simultaneously, these companies develop programs like garbage organization for recycling and programs to incentive volunteering and education, as well as programs to wipe out illiteracy from the companies’ staff, amongst others. Most of the implemented actions have promoted the humanization of relationships with internal and external clients – employees, their relatives, community, customers and suppliers.

Palavras-chave

Responsabilidade social; Práticas de responsabilidade social; Compartilhando práticas sociais.

Social responsibility; Social responsibility practices; Sharing social practices

Como citar

Gloor, Leonardo; Moreira, Luiz Otávio Pessoa Gonçalves; Pacheco, Ciríaco. PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL , p. 31-38. In: 2º Fórum ABM de Responsabilidade Social, São Paulo, 2006.
ISSN: - , DOI 10.5151/5463-5463-0005