Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

18º Simpósio de Mineração vol. 47, num.18 (2017)


Título

UM DIAGNÓSTICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS E REALIZAÇÃO DE UM COMPARATIVO COM CURSOS DE OUTROS PAÍSES COM GRANDE PRODUÇÃO MINERAL

DIAGNOSIS OF GRADUATION COURSES IN MINING ENGINEERING AND DEVELOPMENT OF A COMPARATIVE STUDY BETWEEN COURSES OF OTHER COUNTRIES WITH GREAT MINERAL PRODUCTION

DOI

10.5151/2594-357X-30722

Downloads

Baixar Artigo 337 Downloads

Resumo

O curso de Engenharia de Minas sofreu uma expansão, juntamente com todo o ensino superior no país, por volta de 2005. O objetivo do presente estudo é avaliar as características dos cursos do país e realizar uma comparação com cursos de outros países com grande produção mineral. Foi feito um levantamento inicial a partir de informações disponíveis nos sites do MEC, INEP e das universidades. Como complemento, realizou-se um questionário com os coordenadores dos cursos de Engenharia de Minas do Brasil. Foram compilados ainda dados relativos à estrutura curricular e carga horária dos cursos de Engenharia de Minas dos EUA, Canadá, Austrália, Chile e África do Sul. Em relação à comparação das grades curriculares com os cursos de outros países, observou-se que no Brasil o curso possui uma maior cara horária de Tratamento de Minérios em detrimento da lavra. Nos demais países estudados, o foco das disciplinas é a lavra, já que nestes países a área de Tratamento de Minérios é assunto de outras Engenharias.

 

The Mining Engineering Undergraduate Course has expanded, along with the higher education as a whole, around 2005. This research aims to evaluate the characteristics of the courses in the country and make a comparison between other countries with high mineral production. A initial survey was made based on information available on the MEC, INEP and universities websites. As a complement, an interview was made with coordinators of Mining Engineering courses in Brazil. Data about curricular structure and the workload of USA, South Africa, Canada, Chile and Australia Mining Engineering courses in USA, Canada, Australia, Chile and South Africa were also analyzed. About the comparison between the Brazilian curricular structure and others’ countries, we observe that in Brazil, the course has a longer studyload dedicated to Ore Treatment if compared with Mining Subjects. In other countries analyzed, the focus is on the Mining Subjects, since the Ore Treatment area is usually studied by other Engineering.

Palavras-chave

Educação, Engenharia de Minas

Education, Mining Engineering

Como citar

Sanches, Júlia Guimarães; Bergerman, Mauricio Guimarães; Roveri, Carolina del. UM DIAGNÓSTICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS E REALIZAÇÃO DE UM COMPARATIVO COM CURSOS DE OUTROS PAÍSES COM GRANDE PRODUÇÃO MINERAL , p. 371-378. In: 18º Simpósio de Mineração, São Paulo, 2017.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-30722