Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

UTILIZAÇÃO DE ESCANEAMENTO A LASER PARA MONITORAMENTO DE DESGASTES DOS CANAIS DE CORRIDAS DE FERRO-GUSA E ESCÓRIA DOS ALTOS-FORNOS

THE USE OF 3D LASER SCANNERS TO MONITOR THE WEAR ON HOT METAL AND SLAG BLAST FURNACE RUNNERS

DOI

10.5151/2594-357X-39648

Downloads

Baixar Artigo 34 Downloads

Resumo

Esse trabalho de pesquisa tem o objetivo de eliminar a exposição de pessoas ao calor não ionizante durante a atividade de verificação das medidas do concreto de trabalho remanescente nos canais de ferro-gusa e escória dos altos-fornos. Após as drenagens para possíveis reparos ou nas inspeções diárias se faz necessários a verificação de dimensões para o planejamento de ações de recomposição refratária. Devido as elevadas temperaturas em torno de 400ºC retidas pelo refratário o cenário se torna insalubre e propenso a desvios de segurança. Diante das impossibilidades de resfriamentos bruscos para execução em temperaturas mais confortáveis termicamente, a Ternium Brasil buscando a segurança de seus colaboradores e a precisão em seus processos, juntou-se a empresa RHI Magnesita nesse desenvolvimento. A metodologia usada foi a substituição do modelo de medição por gabarito manual onde o homem executa a ação de forma repetida diariamente, pelo modelo de leituras por varredura a laser com escâner 3D. Foi eliminado a exposição dos colaboradores ao agente insalubre calor que se apresentavam em 28 horas de exposição semanais. A eliminação do risco de quedas e inalação de gases e vapores oriundos das massas e refratários presentes na região aferida foi realizada. Através da medição dos desgastes por imagens com definição em três dimensões e simétricas de todo o canal houve maior confiabilidade na tomada de decisões. Projeções assertivas de potencial de campanhas permitiram ganhos no consumo específico do refratário por maior utilização, e por maior disponibilidade do canal refratário para o alto-forno. O método de varredura a laser trouxe mudanças de “mind set” nos sistemas de medição de espessura de parede onde a preservação da saúde ocupacional e a precisão na determinação da produção potencial que o refratário pode receber tornaram o processo mais seguro e ao mesmo tempo mais preciso, por que não dizer 100% sustentável?

 

This article presents a new digital method to improve the labors safety during the measurement of the remaining working blast furnace runner refractory castable. During the drainage of the runner, it is necessary to verify its dimensions to plan the next refractory maintenance and better estimate the runner’s campaign. Due to the refractory wall high temperatures (above 400ºC), the environment becomes hazardous and prone to safety deviations. Facing the impossibility to perform a reliable measurement under hot environment, Ternium Brasil joined RHIMagnesita in a new development seeking the safety for its employees and accuracy in its processes. The methodology consisted of replacing the conventional daily manual approach for the 3D laser scanning method. As a result, the 28 hours of weekly employees’ exposure was eliminated, as well as the risk of falls and inhalation of gases and vapors. By measuring the wear through symmetrical 3D technology, it was achieved greater reliable data for the decision-making, resulting in the optimization of the refractory specific consumption while increasing the blast furnace runner’s availability. The 3D laser scanning method contributed for achieving a better refractory wall wear management, which resulted in a safer and more reliable process; could it be a 100% sustainable?

Palavras-chave

Canal de corrida, Inspeção, Remanescente Refratário, escaneamento a laser, Alto-Forno

Runners, Measurement, Remaining Refractory, Optical Scanner, Blast Furnace

Como citar

Araujo, Rogério Diogo; Nogueira, Anderson Carvalho; Wernesbach, Charles Humberto Effgen; Ribeiro, Aloísio Simões; Silva, Alex Martins da; Almeida, Cleber Rodrigues de; Souza, Mateus dos Santos; Macedo, Julia Freitas. UTILIZAÇÃO DE ESCANEAMENTO A LASER PARA MONITORAMENTO DE DESGASTES DOS CANAIS DE CORRIDAS DE FERRO-GUSA E ESCÓRIA DOS ALTOS-FORNOS , p. 754-762. In: 51º Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-39648