Anais do Seminário de Logística


ISSN 2594-360X

32º Seminário de Logística

vol. 32, num.32 (2013) — Evento parte do Eventos ABM 2013



Sobre

A logística tem como função essencial disponibilizar bens, serviços e informações para o consumidor final de forma adequada. Isto significa que as operações devem ser exercidas para atender as expectativas dos clientes em termos de eficiência em custos e de resultados (leia-se: prazo, qualidade, segurança, confiabilidade e flexibilidade). Logo, as operações logísticas são determinantes para a competitividade das empresas. Esta é a razão da crescente importância desta disciplina em um mundo marcado por competições acirradas e ameaçado por crises econômicas recorrentes.

 

A busca pela competitividade requer uma visão multifocal sem precedentes, onde a prática da melhor operação logística interna é importante, mas não é suficiente. É fundamental percebermos que somos parte de uma cadeia de organizações não verticalizadas e que a competição se dá ao nível desta cadeia e não ao nível de uma única empresa. O gerenciamento desta cadeia exige, cada vez mais, conhecimento e colaboração entre as partes.

 

O Seminário de Logística da ABM busca discutir e aprimorar as práticas logísticas das empresas que compõem esta complexa rede de fornecedores, fabricantes, operadores logísticos, distribuidores e clientes que formam a cadeia de suprimento da siderurgia brasileira. Nossa missão é analisar e, se possível, redesenhar criativamente o caminho das matérias-primas, da informação, das operações, dos materiais, desde o ponto de origem até a entrega do produto ao cliente final, buscando o melhor para os membros da cadeia produtiva.