ISSN 2594-5327
61º Congresso Anual da ABM — vol. 61, num.61 (2006)
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Abstract
Na região de contato de linhas flexíveis, utilizadas na extração de petróleo, com o solo marinho observa-se um acentuado desgaste abrasivo. Esse trabalho tem o objetivo de desenvolver, projetar e construir um equipamento para ensaio abrasivo capaz de facilitar a seleção e classificação de materiais para essa aplicação, simulando as condições de temperatura e lubrificação e os mecanismos de desgastes existentes no fundo do mar. A partir de estudos do desgaste abrasivo de amostras de linhas flexíveis e de amostras provenientes de ensaios de esclerometria pendular, foi desenvolvido um equipamento para ensaio de desgaste abrasivo, tendo em vista a seleção e de classificação de materiais para essa aplicação. As condições cinemáticas e dinâmicas e de baixa temperatura existentes no fundo do mar foram simuladas reproduzindo satisfatoriamente os micromecanismos de desgaste observados na prática. Os micromecanismos de desgaste foram avaliados através de microscopia eletrônica de varredura e alguns parâmetros, como carga e velocidade, foram investigadas para otimização do ensaio. O equipamento desenvolvido reproduz de forma satisfatória os mecanismos de desgaste observados em linhas utilizadas na extração de petróleo. Parâmetros de teste como velocidade, carga e número de ciclos foram determinados de forma a se obter uma metodologia capaz de selecionar materiais quanto ao desgaste abrasivo na região do TDP (Touch Down Point).
Oil and gas can be extracted by Jacket type and semi-submersible platforms, which are connected to the wells through flexible risers. On inspection of these risers, scratches and a significant reduction of the riser protection layer were observed. In this work has developed, projected and constructed an test abrasive equipment for to facilitate the election and classification of materials for this application. The conditions and the wear mechanisms had been simulated. Smples of flexible lines and pendular esclerometria results had been used for this analysis. The existing conditions of consuming in deep of the sea and the temperature had been simulated reproducing satisfactorily the observed micromechanisms of consuming in the practical one. The wear micromechanisms had been evaluated through electronic microscopy of scannings and some parameters, as load and speed, had been investigated for set up. The developed equipment reproduces of satisfactory form the wear conditions and wear mecanisms observed in deep of the sea. Parameters of test as speed, load and number of cycles had been determined and a select materials methodology to abrasive wear in the region of TDP (Touch Down Point) was established.
Keywords
Desgaste; Risers; Metodologia.
Wear; Risers; Methodology.
How to refer
Paes, Marcelo Torres Piza;
Motta, Antônio Marcos Rego da;
Marinho, Ricardo Reppold;
Alves, Leonardo Resende;
Moraes, Juliano Oséias de;
Franco, Sinésio Domingues.
DESENVOLVIMENTO, PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM EQUIPAMENTO PARA SIMULAÇÃO DO DESGASTE DE PROTEÇÕES DE RISERS FLEXÍVEIS
,
p. 3869-3877.
In: 61º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2006.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0433