ISSN 2594-360X
25º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes — vol. 25, num.25 (2006)
Title
DOI
Downloads
Abstract
Este trabalho relata a experiência da Acesita com o processo de gestão de seguros no transporte terrestre, após contração de uma apólice de seguros para cobertura do transporte de produtos em substituição ao sistema de “Ad Valorem”, reduzindo a alíquota do prêmio em 50 %. Historicamente, os sinistros que ocorriam no transporte dos produtos da Acesita eram avarias decorrentes de acidentes, embalagem mal feita e molhamento por água chuva, dentre outros. No final de 1999, passamos a conviver com um novo problema, o roubo de carga. O roubo de carga é de difícil controle por se tratar de ação externa, e por não se recuperar o salvado, no caso do inox, de alto valor tem-se o agravamento do sinistro. Para aumentar o controle sobre o roubo, implantamos o Gerenciamento de Risco, que inicialmente, estava concentrado nos carregamentos de inoxidável. Ações como a formação de comboios acompanhados por escolta armada foram implantadas. Atualmente, é utilizado o rastreamento via satélite ou tele monitoramento. O Gerenciamento de risco foi ampliado para os produtos Silício e Carbono, pois também passaram a ser alvos de roubos. Um bom gerenciamento de risco minimiza a incidência de roubos, monitora o processo e assegura o atendimento aos clientes, possibilitando uma administração da apólice de seguro com menores custos de prêmios. De 2001 a 2005 (Setembro) tivemos 30 roubos, média de 5 eventos ao ano.
This project show the Acesita experience with the process of Risk Management in the road transport, after contraction of an insurance policy in order to covering of the transport of products in substitution to the system of "Ad-valorem", reducing the aliquot one of the prize in 50 %. Historically, the accidents occurred in the transport of the products were damage due to accidents, packing and humidity for water rain, amongst others. In the end of 1999, we had a new problem, the product robbery. The product robbery it was of difficult control for dealing with external action, and for not recouping the saved one, of stainless steel, that has high add value. To stop the robbery, we implant the Risk Management , that initially, was concentrated in shipments of stainless steel. Actions for example, the formation of convoys folloied for seted escort had been implanted. Currently, the tracking is used by satellite ( GPS ) or phone card. Risk Management was extended for Silicon and Carbon steel, therefore they had also started to be target of robberies. A good management of risk minimizes the incidence of robberies, monitorial the process and assures the attendance to the customers, making possible an administration of the insurance policy with lesser costs of prizes. Of 2001 the 2005 (September) we had 30 robberies, average of 5 events to the year.
Keywords
seguros; sinistros; Gerenciamento de risco.
insurance; accidents; Risk Management.
How to refer
GIUDICE, FERDINANDO M. D. P.;
ARAUJO, MAURICIO CASTRO;
VIANA, MARCIA SARAIVA.
Gestão de Seguro de Cargas e Gerenciamento de Risco no Transporte – ACESITA (1)
,
p. 53-66.
In: 25º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes,
Santos,
2006.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0007