ISSN 2594-5327
61º Congresso Anual da ABM — Vol. 61, Num. 61 (2006)
Title
DOI
Downloads
Abstract
Neste trabalho um procedimento de cálculo da flexibilidade local é apresentado, válido para uma viga com a região trincada modelada como material elástico não-linear. O efeito da zona coesiva de Dugdale-Barenblatt formada na ponta da trinca devido a um momento de flexão é considerado. O modelo de flexibilidade local é obtido com base na taxa de liberação de energia e no teorema de Castigliano. A abertura de trinca é utilizada para o cálculo da taxa de liberação de energia, sendo obtida segundo o modelo de Burdekin e Stone (originalmente estabelecido para placa com trinca central). Os resultados obtidos indicam que o procedimento proposto é coerente, e também mostrou que, sob certas condições de comprimento de trinca e momento fletor, a plasticidade exerce uma influência significativa no termo de flexibilidade local.
In this work a local flexibility calculation procedure is presented, valid for a beam with the cracked region modeled as a non-linear elastic material. The effect of the Dugdale- Barenblatt’s cohesive zone ahead of the crack tip, due to a bending moment action, is considered. The local flexibility model is based on the energy release rate and on Castigliano’s theorem. The crack opening displacement is used to compute the energy release rate, and is obtained according to Burdekin and Stone’s model (originally established for a central crack plate). The results obtained indicated coherence in the proposed procedure, and have shown that, under certain crack length and bending moment conditions, plasticity has a significant influence in the local flexibility term evaluation.
Keywords
Flexibilidade local; Material não-linear elástico; Trinca plana.
Local flexibility; Non-linear elastic material; Plane crack.
How to cite
Roque, Marcelo Coelho; Dias, José Celio; Jorge, Ariosto Bretanha.
UM NOVO PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE LOCAL CONSIDERANDO PLASTICIDADE NA TRINCA PARA MATERIAIS NÃO ELÁSTICOS EM 2D,
p. 2416-2424.
In: 61º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2006.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-2005-14469-0272