Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

OTIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA LAMINAÇÃO DE TIRAS A QUENTE DA ACESITA

Acesita Hot Strip Mill Productivity Optimization

DOI

10.5151/2594-5335-0007

Downloads

Baixar Artigo 40 Downloads

Resumo

A partir de 1996, a Laminação de Tiras a Quente (LTQ) da ACESITA desenvolveu e implantou vários projetos de melhoria e modernização com o objetivo de: eliminar o obsoletismo dos equipamentos, aumentar o índice de funcionamento dos equipamentos, aumentar o rendimento físico do processo e aumentar a capacidade produção de bobinas a quente. Neste contexto, a automação contribuiu significativamente para alcançar as metas e os objetivos de aumento de produtividade. O estágio atual de integração e desenvolvimento tecnológico dos sistemas de automação da LTQ permitiu a implementação de um sistema de controle automático do ritmo (ou cadência) de produção. O objetivo deste sistema é otimizar a produtividade controlando automaticamente o ritmo dos equipamentos de produção. O controle automático do ritmo de produção é feito através da integração dos modelos matemáticos dos laminadores e dos fornos de reaquecimento de placas com os sistemas coorporativos de controle de produção. Os resultados obtidos demonstram um aumento de produtividade da ordem de 3,7% na produção global. O desenvolvimento de um sistema capaz de controlar automaticamente o ritmo de produção consistiu em: determinar os índices de produtividade desejados, revisar as práticas de processo de reaquecimento e laminação, ajustar o sistema de controle de produção aos novos requerimentos de produtividade, ajustar o modelo matemático dos fornos, ajustar o modelo matemático dos laminadores. Também foi necessário integrar as funções de controle de ritmo de produção dos sistemas de automação dos fornos com os da laminação. O desenvolvimento para a integração dos modelos matemáticos dos laminadores com os dos fornos é o foco deste trabalho.

 

Since 1996, Acesita Hot Strip Mill developed several modernization projects in order to eliminate obsolete equipments, increase production level, reduce production losses and increase mill production. In this point of view, Automation team participated with others teams in order to reach several marks and objectives. The current Acesita Hot Strip Mill situation allows implementing an automatic control of mill pacing production. The aim of this system is optimizing the current production level. This control is done by mill and furnace models integration with Acesita production and planning system (PCP). The results show an increase of 3.7% in the global production level. The mill and furnace models integration is the aim of this paper.

Palavras-chave

Otimização; Produtividade; Laminação; Automação.

Optimization; Pacing; Furnace; Automation.

Como citar

Dias, Alexandre Henrique Farah; Barbosa, Arisio de Abreu; Gonçalves, Carlos Roberto; Mendonça, Fernando Jose; Rodrigues, Henrique de Castro; Silva, Itamar Vaz da; Miranda, Luciano Lellis; Oliveira, Vanderlei Alves de. OTIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA LAMINAÇÃO DE TIRAS A QUENTE DA ACESITA , p. 62-71. In: 9º Seminário de Automoção de Processos, São Paulo, 2005.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0007