Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

17º Seminário de Automação

vol. 17, num.17 (2013) — Evento parte do ABM 2013



Sobre

O tema central adotado neste seminário “Contribuição da TA e TI Industrial para o aumento da produtividade das empresas” será abordado em 36 trabalhos nas sessões técnicas: automação e controle, simulação e otimização de processos industriais, gerenciamento de ativos, gestão da automação, PIMS, MES, TI aplicada a processos industriais, tecnologia wireless e tratamento de imagens.

A produtividade, que está diretamente relacionada com a competitividade das empresas no mercado cada vez mais acirrado, é definida, basicamente, como a razão entre o produto final e os meios para produzí-lo, seja mão de obra, matéria-prima, energia, etc. Em outras palavras, é a capacidade de produzir cada vez mais, com cada vez menos.

Neste contexto, a Automação Industrial surge com um dos principais aliados das empresas,  visto que traz mais qualidade aos seus processos e serviços, repetibilidade, menor custo com mão-de-obra, melhor monitoramento, etc. Mas, mesmo as empresas com alto nível de automação ainda têm muito a ganhar fazendo uma gestão adequada dos seus recursos, otimizando os sistemas e processos existentes e buscando sempre a melhoria contínua.