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I Seminário de Chapas Metálicas para a Indústria Automobilística — vol. 1, num.1 (1992)
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Abstract
Foram estudadas as propriedades mecânicas de tração e fadiga de alto ciclo de chapas finas de aços para estampagem a frio nas condições de 1% e 20% de pré-deformação. Determinaram-se também as propriedades de propagação de trinca por fadiga dos aços denominados comum e refosforado na condição de recebidos (1% de pré-deformação). Os limites de fadiga dos aços pré-deformados a 20% apresentaram aumentos significativos. O valor do fator limite obtido para o aço refosforado foi de 5,29 MPa, enquanto que para o aço comum foi de 7,07 MPa. Determinaram-se também os valores do comprimento crítico de trinca (lc) para os aços comum e refosforado, utilizando-se os valores de Al, limite de fadiga e o critério de trincas curtas de Lukas e Klesnil. A análise fractográfica das superfícies de propagação permitiu explicar alguns dos comportamentos obtidos nos ensaios.
Foram estudadas as propriedades mecânicas de tração e fadiga de alto ciclo de chapas finas de aços para estampagem a frio nas condições de 1% e 20% de pré-deformação. Determinaram-se também as propriedades de propagação de trinca por fadiga dos aços denominados comum e refosforado na condição de recebidos (1% de pré-deformação). Os limites de fadiga dos aços pré-deformados a 20% apresentaram aumentos significativos. O valor do fator limite obtido para o aço refosforado foi de 5,29 MPa, enquanto que para o aço comum foi de 7,07 MPa. Determinaram-se também os valores do comprimento crítico de trinca (lc) para os aços comum e refosforado, utilizando-se os valores de Al, limite de fadiga e o critério de trincas curtas de Lukas e Klesnil. A análise fractográfica das superfícies de propagação permitiu explicar alguns dos comportamentos obtidos nos ensaios.
Keywords
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How to refer
Vareda, Luiz Vicente;
Spinelli, Dirceu;
Spinelli, Isa H. Huller.
Estudo do Comportamento à Fadiga de Chapas Finas de Aço Utilizadas na Confecção de Carroceria de Automóveis.
,
p. 25-40.
In: I Seminário de Chapas Metálicas para a Indústria Automobilística,
São Paulo, Brasil,
1992.
ISSN: -
, DOI 10.5151/ABM-CHAPAS-1992-1992315